Hey!

Se você é fotógrafo e o mundo do Casamento te fisgou , então você já sabe que fotografar casamentos envolve inúmeros fatores
e também um staff enorme por trás do evento.

Por isso, é importante ficar ligado nesses profissionais, pois são eles que vão te ajudar a fazer um ótimo trabalho.

E, muitas vezes, são esses profissionais que podem te causar muito trabalho, também, rs.

Então, olho vivo e vem ler!
 

1- Decorador

A maior parte do custo de um casamento está na decoração, então, é óbvio que ter fotos de todo o espaço decorador é algo importante para os noivos.
Não só pela questão financeira do alto investimento, mas também por se tratar do cenário que escolheram para se casar e que cada detalhe,

foi escolhido e planejado com muito carinho, pensando em todos que estarão ali, vivendo aquele momento.

Converse com o decorador alguns dias antes, tente se informar sobre o horário que a decoração ficará pronta e tire suas dúvidas.

Um conselho que eu dou, até porque eu o sigo, é colocar no seu contrato que, em caso de atraso na entrega da decoração, você não será o responsável pela ausência de fotos. Pois, em alguns casos, isso pode acontecer e comprometer seu cronograma.
E isso não pode se tornar uma responsabilidade sua.

2- Cerimonial

Pra mim, é a peça chave de um casamento.

Quem faz toda a engrenagem girar.

Esse profissional sabe tudo que vai acontecer (pelo menos um bom cerimonial deveria) e receber essas informações por parte dele é fundamental para o seu trabalho.

Procure saber se o cerimonial escolhido pelos noivos envia um cronograma do evento, algo muito comum e que ajuda bastante.

Mas, caso não envie, faça você mesmo um cronograma e ligue para o cerimonial pra confirmar tudo.

Assim você não corre o risco de ser pego de surpresa no meio do Casamento, com um show de fogos de artificio, uma surpresa entre os noivos

ou algo importante que deveria ter em fotos.
 

3- Cinegrafistas
Os odeie, ponto.
Dica 4... Sacanagem, rs.
Vocês são um time. 
E, tirando o vasco de Romario e Edmundo, é bem difícil um time sem união, se dar bem. 
Vocês dois são responsáveis por trazer, em som e imagem, todas as lembranças daquele dia.
É através dos olhos de vocês que os noivos poderão se lembrar daquele momento.

Converse com o cinegrafista, alinhe posições, troque uma ideia, pergunte o que atrapalha, o que ajuda, isso irá ajudar a não ter problemas durante o evento, como alguém tampando o ângulo de alguém ou ser pego de surpresa na entrada da noiva com um profissional de video no corredor, com um gimbal, acompanhando a noiva, enquanto você fotografava com uma 85 fixa (não que isso já tenha acontecido, má-gi-na).

4- Padre/Pastor/Celebrante

São os caras que vão comandar o ritmo da cerimônia e te farão ter fotos mais espontâneas.

Um bom celebrante geralmente não se atrasa e bate com você os pontos importante da cerimônia, assim você consegue estar preparado para o momento.

Em igrejas, algumas vezes, é proibido fotografar em cima do altar ou cruza-lo e isso pode ser um problema se for pego de surpresa.
É sempre bom se informar antes, pra evitar que o padre interrompa a missa e te dê uma bronca na frente de todos (sim, eles fazem isso),
te fazendo ficar com vergonha até o minuto final da festa, acreditando que todos estão te olhando ainda.
Troque uma ideia com o celebrante e alinhe tudo! 

5- Maquiador
Deixei esse por último propositalmente.
Ah, o maquiador... Se ele soubesse o quão importante ele é nesse dia.
Tudo começa por ele.
Um atraso, por menor que seja, lá está a bola de neve criada, descendo na sua direção.
Afinal, você é o fotógrafo, você que vai ter que correr pra fazer fotos e salvar alguns minutos.

Ao trabalhar com um maquiador(a), sempre repare na sua pontualidade, assim você poderá sempre indica-los e não sofrer com a possibilidade de maquiadores descompromissados e atrasados.

Quer saber mais dicas sobre esse e outros assuntos? Estamos preparando uma mentoria personalizada!
Entre em contato pra saber mais: bz@bernardozirkheuer.com.br