Imagem capa - O poder de encantar o cliente por Bernardo Zirkheuer
Empreendedorismo

O poder de encantar o cliente

O cliente gostou do seu trabalho, entrou em contato e quer marcar uma reunião.
Bem, meio caminho andado até ai, certo? Errado.
Bom, pelo menos pra mim.

Pra mim, chegar ao seu trabalho e se encantar com ele é só 1/4 do encantamento de clientes.
E, na real, uma das suas obrigações, ter um bom trabalho.

Bom, então quais seriam os 2/4, 3/4 e 4/4?

Começamos com o envio das propostas.
Nada de emails vazios ou rasos.
Aquele em que te solicitam o orçamento por email e você envia também por email,
sem sentimento, com direito a possíveis má interpretação de texto e totalmente comercial.
Aliás, muita gente automatiza isso, eu prefiro personalizar.

Gostamos de ser vibrantes, de entender a história de cada casal e de mostrar o nosso entusiasmos com cada casamento.
Então, hoje, já solicitamos de cara o WhatsApp, para que possamos enviar um audio agradecendo o contato, falando um pouco sobre o trabalho e nos deixando disponível para tirar possíveis dúvidas.
Não enviamos o orçamento até termos uma resposta ao áudio de boas vindas, isso nos mostra como o cliente recebeu a nossa mensagem, o que achou e como devemos proceder dali em diante.

Esse é o 2/4.

O envio da proposta e a reunião aqui no estúdio são o 3/4 do nosso encantamento de clientes.

A nossa proposta é limpa, clean, transparente e passa credibilidade com depoimentos reais de fornecedores e noivas. Isso ajuda com a prova social, um ótimo elemento de persuasão, que é quando você tem clientes e autoridades do mercado falando bem da sua marca.
Obviamente nada é inventado, afinal, isso jogaria contra a marca.
Então, a idéia é sempre buscar seus clientes, pedir comentários e feedback deles.

Na nossa proposta, além de valores, também mostramos fotos, mas não só fotos artísticas, mostramos fotos de decoração, fotos de família, pois no final, isso também é importante.
O motivo de se casar não é dar uma festa, é celebrar a família.

As fotos também ajudam a ter nosso trabalho lembrado.
Temos noivas, por exemplo, que se encantam com uma foto de decoração da proposta e que a guardam como referência. Dai, na hora de mostrar isso a um fornecedor, eles automaticamente estão divulgando nosso trabalho. E, sempre que você mostra uma foto pra alguém e a pessoa gosta, ela pergunta: Quem fez?!

Bom, lá está seu nome, mais uma vez.

A reunião no estúdio é outra carta na manga.
Estamos bem próximos do nosso público alvo, que geralmente são noivos da Barra e da Zona Sul.
E a mistura de arte e design do estúdio, ajuda a mostrar como valorizamos nosso espaço e o quanto gostamos de ser receptivos. Tudo é voltado para gerar uma sensação de conforto, pra que o cliente, que muitas vezes está montando sua casa ou planejando isso, possa se sentir inspirado.

Se preocupar com a forma que você recebe seu cliente, diz muito sobre você.

Nosso contrato é a cereja do bolo, nosso 4/4.

Muita gente perde o poder do encantamento ai.
Afinal, já fechamos o contrato, já estamos contratados, o que mais falta?
Falta continuar impactando a vida dos seus clientes.
Não deixar com que o ato mais importante dessa parte pré-casamento, se limite a algo sem graça.
Investir num contrato legal, numa pasta legal, faz com que você mostre o valor que a sua marca possui PRA VOCÊ

Personalização sempre vai ganhar de automação, sempre, por mais singelo que seja.
Ou você nunca viu alguém postando no stories um copo do starbucks, com o nome escrito a caneta?
A ideia de que você esta sendo tratado exclusivamente, é algo que mexe com todos.

E, pra fechar, temos o nosso 5/4.
Isso mesmo, 5/4.
Que é exatamente o que significa: Fazer a mais!
Respostas rápidas após a contratação;
Disponibilidade de tempo ao cliente;
Sugestões sobre outras área do casamento, uma vez que vivemos dentro do mercado;
Assessoria com cinegrafistas;
Assessoria com maquiagem;
Enfim, diversas outras coisas extras que nos tornam mais que fotógrafos contratados, nos tornam parte de tudo.

Bem, isso é um pouco do que fazemos por aqui!
Gostaram das dicas? Fazem algo que querem compartilhar com a gente?
Manda nos comentários ou nos procure nas redes sociais!